Público presente pôde conferir palestras que abordaram mudanças em várias Normas Regulamentadoras
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes fatais no trabalho. As principais causas são a banalização das ocorrências e a falta de política de prevenção. Além disso, de acordo com o Ministério da Previdência Social, no Brasil são cerca de 400 mil pessoas por ano que sofrem acidentes de trabalho.
Levando em conta a importância deste assunto, a AMO Medicina e Saúde realizou neste sábado, 30, o I Fórum de Saúde e Segurança AMO, destinado a técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança e recursos humanos.
O evento contou com quatro palestras proferidas pelos engenheiros de Segurança do Trabalho e especialistas no tema, Roque Puiatti e Bernadeth Macedo, que trataram sobre o que há de novo nas Normas Regulamentadoras como a NR13, o que a empresa precisa cumprir na NR 12; classificação, rotulagem e FISPQ e os desafios da implantação da nova NR 20. Ao final do evento, uma mesa redonda entre os palestrantes e os organizadores do Fórum sanou as dúvidas dos quase 80 participantes.
Para o palestrante Roque Puiatti, a iniciativa da AMO em realizar um Fórum como este é de fundamental importância. “Não adianta apenas qualificar o trabalhador. Deve-se qualificar o profissional que qualifica o trabalhador. Este profissional é o multiplicador e precisa estar atualizado, renovando seus conhecimentos, trocando experiências, pois as Normas hoje mudam muito rápido e deve-se estar preparado para estas mudanças”, disse Puiatti.
Bernadeth Macedo ressaltou que é através de um evento como este que as pessoas vão despertar para a importância, para os pontos que ainda não foram assimilados, para aos pontos que às vezes foram deixados de lado porque o entendimento era outro. “Hoje tivemos esclarecimentos que deram uma interpretação de implantação. Acho que é o grande momento e a grande oportunidade para quem não implantou de tomar a iniciativa”, pontuou Bernadeth Macedo.
O sócio/gerente de treinamento da AMO, Francisco de Assis Silva Júnior comemorou o resultado do I Fórum de Saúde e Segurança AMO. “Creio que este fórum foi um marco para a cidade de Uberaba e veio trazer à tona assuntos importantes de saúde e segurança com os temas que foram propostos, como a NR12, NR13, NR20 e NR26. Com certeza teremos mais fóruns onde abordaremos os assuntos que são mais desafiadores e temas que são de mais difícil adesão para as empresas e requerem um estudo técnico mais aprofundado”, anunciou Francisco.
“Este primeiro fórum foi muito produtivo para nós, que somos profissionais de segurança. Pela primeira vez trouxemos profissionais de peso com nomes de nível nacional como o Roque Puiatti e a Bernadeth Macedo e somou muito conhecimento a todos os profissionais que participaram do evento, deixando um gostinho de quero mais”, disse o supervisor de Segurança do Trabalho da AMO, Marceliano Gobbo Júnior.
Diretor da AMO, Dr. Carlos Henrique de Pádua, comemorou o sucesso do evento e garante que haverá mais como este
Para o diretor da AMO, Dr. Carlos Henrique de Pádua, a iniciativa de se realizar o I Fórum de Saúde e Segurança partiu de solicitações dos próprios clientes que pediam para que eventos como este fossem realizados, haja vista o grande número de dúvidas que surgiram sobre as Normas Regulamentadoras discutidas neste Fórum. “Isso nos motivou e hoje pudemos passar as informações diretamente da fonte, direto de quem produziu as modificações na legislação. Casa cheia, grandes palestrantes e profissionais. Pretendemos agora, a partir deste primeiro Fórum, partirmos para o segundo, terceiro, e nos tornarmos realmente a referência científica para a cidade e para a região quando se falar em saúde e segurança do trabalhador”, finalizou o diretor da AMO.
Por: Ana Keila Rocha